Credito AutomovelUm crédito automóvel é uma forma de financiar a compra de qualquer tipo de veiculo desde veículos de passageiros a auto caravanas. Existem várias formas de financiar um automóvel sendo as mais conhecidas o crédito automóvel, leasing e ALD.

O leasing e o ALD são usados principalmente para empresas. Este tipo de crédito automóvel é utilizado cada vez menos e quase não existem particulares que compram o seu carro com estas modalidades de crédito automóvel. Apesar do leasing e do ALD ter vantagens a nível financeiro os portugueses não utilizam esta modalidade de pagamento pois é dada uma grande importância ao conceito de propriedade.

O crédito automóvel é o meio de financiamento mais utilizado pelos portuguesas pois damos uma grande importância ao título de propriedade em nosso nome o que não acontece com o leasing e o ALD. A melhor forma de comparar um crédito automóvel com outro é fazendo uma simulação de crédito automóvel. Existem vários sites com simuladores de seguro automóvel.

O que Evitar no Crédito Automóvel

Nos últimos anos tem havido um grande incentivo pelas marcas automóveis a créditos automóveis com prazos de financiamento muito mais longos estendendo-se até 72 meses. Fazer um crédito automóvel de 72 meses é um grande erro de finanças pessoais pois a taxa de juro é elevada e o prazo é muito longo. Os prazos mais vulgares ficam entre 48 e 54 meses.

Aqui é preciso tomar atenção ao que os vendedores automóveis nos dizem. Muitas vezes eles querem vender um carro mais caro ou com mais extras e utilizam a prestação baixa como uma vantagem. Para si um prazo maior é sempre uma desvantagem pois vai pagar muito mais pelo carro se calcular os valores dos juros.

É fácil ser seduzido a comprar um carro mais caro e mais luxuoso mas lembre-se que passados 2 anos o carro vale só metade do seu valor de compra e você vai pagar ainda mais por causa dos juros. Em vez de comprar um Audi A4 deve ficar-se por um Audi A3 se não ganha o suficiente ou quer utilizar o dinheiro para coisas mais importantes.

O tempo médio de pagamento de um crédito automóvel em Portugal fica nos 5 anos. Quando você comprar um carro deve pagar o veiculo em menos tempo pois os 5 anos são demais. Em vez de comprar um carro novo mais barato pode optar por comprar um usado ou importar um carro da Alemanha. Desta forma pode comprar um carro da marca e classe que deseja mas por um preço muito mais baixo.

Burocracia do Crédito Automóvel

Para fazer um crédito automóvel não precisa de muita burocracia. Depois de decidir o crédito automóvel que é mais vantajoso para si precisa dos seguintes documentos para fazer o contrato:

  • Fotocópias do BI, cartão de contribuinte, ultimo recibo do ordenado e de um cheque
  • Recibo da água ou luz como comprovativo de morada
  • Comprovativo do NIB
  • Porventura poderá necessitar da última declaração de IRS

O mais Importante do Crédito Automóvel

Quando procura financiar o seu veiculo novo deve procurar um crédito automóvel barato e que seja adequado à sua situação. As várias empresas e bancos que fazem empréstimos tem taxas de juro e condições diferentes que tornam a compra de cada carro um caso particular. Você como consumidor deve informar-se das diferentes ofertas de créditos automóveis que existem e tomar a melhor decisão. As coisas mais importantes das quais se deve lembrar quando está à procura de um crédito automóvel são as seguintes:

  • Deve dar o valor de entrada mais alto possível e escolher um prazo de pagamento reduzido. Desta forma o valor do crédito automóvel é mais baixo e assim paga menos juros.
  • O valor da prestação mensal do crédito automóvel não deve passar os 35% do seu ordenado mensal. Assim evita ter dificuldades de pagamento das prestações.
  • Utilize os simuladores de crédito automóvel disponíveis na internet. Assim poupa tempo e faz a simulação do seguro automóvel.
  • Deve ver as suas diferentes opções visitando vários bancos e efectuar simulações de cada proposta de crédito automóvel. Assim consegue encontrar o melhor crédito para a sua situação.
  • Veja quais são os outros requisitos do banco ou instituição de crédito. Alguns pedem seguro de danos próprios.

Caso tenha mais dúvidas ou queira fazer um comentário sobre crédito automóvel pode utilizar o formulário em baixo!

1 comentário »

  1. boa tarde

    tenho uma duvida se eu fizer um credito automóvel em meu nome o carro pode estar em nome de outra pessoa sendo eu a pagar? e se não da para recuperar o carro ?

    cumprimentos
    agradecia uma resposta por favor

    Comentário by joao — January 10, 2011 @ 2:22 pm

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixar um comentário